Home Destaques Lula diz a Putin que não pode ir à Rússia ‘neste momento’

Lula diz a Putin que não pode ir à Rússia ‘neste momento’

250
0

O presidente Lula  informou em uma rede social que conversou, por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Segundo o petista, na ligação, ele disse a Putin que “neste momento” não pode ir à Rússia participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que acontecerá de 14 a 17 de junho, no país europeu.

Lula foi convidado para participar do evento pelo ministro dos Negócio Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, em abril. Na ocasião, o brasileiro recebeu uma carta do presidente russo.

O petista disse ainda que, no telefonema com Putin nesta sexta, reiterou a disposição do governo brasileiro – ao lado de Índia, Indonésia e China – de dialogar com a Rússia e a Ucrânia para buscar a paz no leste europeu.

“Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz”, afirmou Lula em uma rede social.

A agência estatal russa RIA informou que, na conversa com Lula, Putin disse estar aberto para diálogos sobre a Ucrânia.

Interlocução pela paz

O presidente brasileiro tem falado em diversos fóruns e visitas internacionais que deseja ser um interlocutor pela paz entre Rússia e Ucrânia, que estão em guerra desde fevereiro do ano passado.

O petista também tem dito que não pode visitar nenhum dos dois países enquanto não houver uma trégua no conflito.

 Lula afirmou, também pelas redes sociais, ter conversado com o mandatário chinês Xi Jiping por telefone, ocasião em que também trataram do assunto da guerra.

“Falamos sobre a conjuntura global, a necessidade da paz na Ucrânia, a participação dos nossos países na cúpula dos BRICS em agosto. E sobre nossa parceria estratégica em âmbito bilateral”, escreveu Lula

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here