Home Destaques BC precisa decidir se Brasil vai crescer, diz ministro da Agricultura

BC precisa decidir se Brasil vai crescer, diz ministro da Agricultura

321
0

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, questionado sobre a manutenção da taxa básica de juros em 13,75% ao ano, afirmou que o Banco Central precisa decidir se o Brasil vai crescer.

A declaração de Fávaro é uma crítica ao Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, que em reunião na semana passada manteve a taxa no atual patamar.

Para integrantes do governo, já era hora de o BC baixar os juros. O governo entende que a taxa atual inibe investimentos e impede o crescimento da economia.

O BC, por sua vez, que é independente, argumenta que a taxa em 13,75% ainda é necessária para conter a inflação.

“O Banco Central precisa tomar a atitude de decidir se o Brasil vai crescer ou não vai crescer”, afirmou Fávaro a jornalistas após participar de reunião no Ministério da Fazenda sobre o Plano Safra, que financia a agricultura.

O Plano Safra será anunciado nesta terça-feira (27), em evento no Palácio do Planalto.

Como o plano oferece linhas de crédito e custeio a juros mais baixos que os de mercado, o governo precisa fazer a equalização dos valores. Com a taxa básica de juros a 13,75%, isso significa custos maiores para o governo.

Questionado sobre a equalização, Fávaro disse apenas que “está tudo decidido”.

Na última semana, o ministro já havia confirmado que o Plano Safra 23/24 seria superior a R$ 400 bilhões.

Fávaro também confirmou a previsão de recursos para investimento em armazenamento de grãos e a ampliação de linhas de crédito do BNDES.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here