Home Destaques Lula e Janja recebem bancada feminina e ministras

Lula e Janja recebem bancada feminina e ministras

172
0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, se reúnem na noite desta segunda-feira (25) com deputadas e senadoras de partidos da base aliada ao governo no Congresso Nacional. O encontro ocorrerá no Palácio da Alvorada.

A reunião será a primeira promovida especialmente para parlamentares mulheres na residência oficial do casal presidencial.

Nas últimas semanas, o presidente Lula recebeu, também no Alvorada, líderes da Câmara e do Senado.

Nos dois encontros, somente três mulheres estavam presentes: a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), a ministra Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e a senadora Eliziane Gama (PSD-MA). A primeira-dama não participou.

Segundo relatos, no encontro entre Lula e senadores, Eliziane fez referência à falta de mulheres e pediu uma reunião especial com as bancadas femininas do Congresso.

A reunião com a presença de Janja nesta segunda, endossada por Lula, é uma sinalização da entrada da primeira-dama nas campanhas de mulheres nas eleições municipais de 2024.

Em convite encaminhado às congressistas e obtido pelo g1, a equipe de Janja diz que o objetivo do encontro desta segunda é trocar “experiências, conexões e fortalecimento mútuo”.

Afirma também que a primeira-dama é uma “defensora do empoderamento feminino nos espaços de decisão e poder”.

Na última terça (19), em uma reunião virtual do PT sobre a participação de mulheres na política, Janja afirmou que participará de agendas em capitais e cidades pelo país para impulsionar candidaturas femininas.

“Vamos fortalecer a candidatura das mulheres por uma sociedade mais justa e igualitária. Precisamos fomentar candidaturas femininas para que elas não desistam da política”, disse.

A primeira-dama também defendeu uma mudança na legislação eleitoral que reserve vagas para mulheres em assembleias legislativas, câmaras municipais e no Congresso.

“Às vezes, é até vergonhoso a gente falar da participação das mulheres nos Parlamentos brasileiros. É muito pouco. A gente ainda tem muito a caminhar”, afirmou.

Os convites para participação do encontro com Janja foram enviados na última semana. Congressistas da base governista já admitem que não devem participar, em razão da semana curta nas duas Casas pela proximidade do feriado da Paixão de Cristo.

O presidente Lula, por meio de um ofício enviado aos gabinetes das parlamentares e assinado pelo chefe do cerimonial da Presidência, embaixador Fernando Igreja, reiterou o convite às parlamentares.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here