Home Esportes Leclerc e Vettel apostam em Bottas como único capaz de superar Hamilton

Leclerc e Vettel apostam em Bottas como único capaz de superar Hamilton

558
0

Se a última temporada da Fórmula 1 se desenhou em torno da competição entre Mercedes, Ferrari e RBR, o campeonato 2020 surpreendeu ao apresentar um cenário bem diferente nas três primeiras corridas do ano, com a ausência da Ferrari na disputa pelo topo. É o pior começo de temporada da equipe na década.

Conscientes de que provavelmente não entrarão na disputa em 2020, a dupla da escuderia italiana apostou as fichas em quem acreditam que seja capaz de destronar Lewis Hamilton: Valtteri Bottas, colega de equipe do britânico desde 2017.
Acho que Lewis é obviamente o principal candidato. O único que provavelmente poderia pará-lo é Valtteri – opinou Charles Leclerc.

Companheiro do monegasco, o tetracampeão Sebastian Vettel brigou com a Mercedes nas últimas cinco temporadas – em 2015, chegou a empurrar Nico Rosberg, então na Mercedes, para a terceira colocação em dado momento do campeonato. Apesar disso, o alemão ficou no “quase” nos anos seguintes, todos dominados por Hamilton. Para Vettel, a única forma de impedir mais um ano de hegemonia do britânico seria através de Bottas:

  • Acho que só se Valtteri ganhar o campeonato.

Com duas vitórias e um quarto lugar, o britânico lidera o campeonato de pilotos com 63 pontos, apenas cinco a mais do que Valtteri Bottas, segundo colocado e vencedor da etapa de abertura da Fórmula 1, no GP da Áustria. Atrás da dupla, com pouco mais de 20 pontos a menos, está Max Verstappen, o nome da RBR na briga pelo título.

Max Verstappen comemora o segundo lugar do GP da Hungria com seus mecânicos — Foto: Getty Images
Max Verstappen comemora o segundo lugar do GP da Hungria com seus mecânicos — Foto: Getty Images

O holandês de 22 anos passou a ser o líder da campanha da RBR contra a dominação da rival alemã, protagonizando algumas das principais disputas da última e da atual temporada, como nas duas últimas edições do GP da Hungria.

  • Hamilton vence na Hungria e assume liderança

No ano em que completa 23 anos, o piloto da equipe austríaca também persegue sua última oportunidade de se tornar o campeão mais jovem da categoria, marca que pertence a Vettel. Até agora, no campeonato, Verstappen soma dois pódios, com um terceiro lugar na Estíria e um segundo lugar na Hungria.

Líder do campeonato de construtoras e ciente da motivação extra do holandês, a Mercedes foi pelo caminho oposto ao da Ferrari. Mesmo com seu segundo piloto mais próximo de Hamilton do que qualquer outro, a equipe elegeu a RBR e especificamente Max Verstappen como o verdadeiro risco para sua própria hegemonia na Fórmula 1.

Hamilton e Verstappen tiveram entreveros em 2019 — Foto: Getty Images
Hamilton e Verstappen tiveram entreveros em 2019 — Foto: Getty Images

  • Eu não tenho certeza se estou vendo a competição acabar. Vimos que a RBR estava tendo dificuldades durante o fim de semana e depois eles aparecem com um carro muito decente na corrida. São 30 pontos, depois de três corridas, que separam Lewis de Max. Se tivermos um abandono, a distância se vai – alertou Toto Wolff, chefe da equipe alemã.

No início da temporada e em outras ocasiões, o hexacampeão já havia manifestado o desejo de ter mais rivais brigando contra ele e a Mercedes no campeonato, o que hoje ele acredita que acontecerá com a RBR, sem deixar de lado a confiança mesmo com uma potencial aproximação dos adversários:

  • Acho que as RBRs vêm fazendo um grande trabalho, e tenho certeza que em algum momento eles vão fazer melhorias à medida em que o campeonato corre. Estou na expectativa de que encontremos alguns desafios adiante.

Do lado de lá, porém, a posição adotada é de cautela. Antes do GP da Hungria, apesar de ter conquistado o terceiro lugar na etapa anterior, Max Verstappen já havia destacado a necessidade de se resolver questões no acerto do RB16 que poderiam prejudicar sua corrida contra a Mercedes e em busca de vitórias:

  • Obviamente, continuaremos trabalhando, melhorando o carro, mas também o motor, porque também somos claramente muito lentos nas retas. Eu acho que é um pouco dos dois, onde apenas precisamos trabalhar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here