Home Esportes Honda anuncia que sairá da F1 após temporada de 2021

Honda anuncia que sairá da F1 após temporada de 2021

1143
0

As equipes RBR e Alpha Tauri terão de buscar novo fornecedor de motores para a temporada de 2022. De forma surpreendente, a Honda anunciou nesta sexta-feira que só permanecerá na Fórmula 1 até o término do Mundial do próximo ano e passará a se dedicar à produção de técnologias limpas, sem emissão de carbono. Desta forma, as duas equipes que hoje contam com os serviços da fábrica japonesa já deverão ir atrás de nova parceira.
A decisão da Honda limitará a três o número de fábricas fornecedoras de motores na categoria máxima do automobilismo. Mercedes (equipes Mercedes, Racing Point e Williams), Ferrari (Ferrari, Alfa Romeo e Haas) e Renault (Renault e McLaren). Por ter menor número de clientes, a Renault teria, pelas regras atuais da F1, de fornecer motores à RBR e Alpha Tauri, porém a RBR teve problemas na relação com o fabricante francês nas últimas temporadas. Resta saber se futuras negociações poderão convencer Mercedes ou Ferrari a ampliarem o número de parcerias.

  • A mudança de foco na indústria automotiva levou à decisão da Honda de redirecionar os recursos, e entendemos e respeitamos as razões por trás disso. A decisão deles obviamente nos apresenta um desafio enquanto equipe, mas já estivemos nesta posição, mas estamos bem preparados e equipados para responder efetivamente, como provamos no passado – disse o chefe da RBR, Christian Horner.
    A Honda retornou à F1 em parceria com a RBR em 2015 e se tornou a única produtora de motores a ganhar GPs com duas equipes diferentes desde o início da era de motores híbridos V6, iniciada em 2014, com domínio da Mercedes.
  • Apesar de estarmos desapontados em não continuar a nossa parceria com a Honda, estamos enormemente orgulhosos do nosso sucesso conjunto, com quatro vitórias e 15 pódios para as duas equipes pertencentes à Red Bull.

Com 192 pontos conquistados após 10 etapas disputadas, a RBR (Max Verstappen e Alexander Albon) ocupa a segunda posição no campeonato de construtores 2020, atrás apenas da líder Mercedes (366 pontos Louis Hamilton e Valtteri Bottas). A Alpha Tauri (Pierre Gasly e Daniil Kvyat) é a 7ª colocada com 59. Na atual temporada, a Verstappen (Silverstone) e Gasly (Monza) obtiveram vitórias com o motor Honda.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here