Home Destaques Governo Lula precisa entender que Congresso ‘conquistou maior protagonismo’

Governo Lula precisa entender que Congresso ‘conquistou maior protagonismo’

288
0

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o Congresso está “dando oportunidades” para que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se estruture e viabilize seus projetos.

Lira ressalvou, no entanto, que o Congresso “conquistou maior protagonismo” nos últimos anos – e que, na visão dele, o governo precisa melhorar as condições de negociação com o parlamento.

O presidente da Câmara elogiou, na entrevista, a articulação promovida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na aprovação do novo arcabouço fiscal. E não citou o nome de Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais que vem sendo criticado pelo relacionamento com o Congresso.

“O Congresso está dando todas as oportunidades para o governo se estruturar de uma maneira racional. Todos têm que entender que o Congresso brasileiro conquistou maior protagonismo […] sem ferir a harmonia constitucional, nem poder nenhum. É importante que o governo entenda que tem que participar do processo de discussão como participou o ministro Haddad”, disse Lira.

Pouco antes, na mesma entrevista à GloboNews, Lira tinha elogiado a negociação do arcabouço fiscal – e criticado a tentativa do governo de revisitar temas já aprovados pelo Congresso nos quatro anos anteriores, como a privatização da Eletrobras.

“Capitalização da Eletrobras, Banco Central independente, marco do saneamento, cabotagem, tantos outros projetos estruturantes para esse país não serão revistos, a não ser para melhora. E ainda, no ambiente do Congresso Nacional. Todas as tentativas de mudança nesse cenário só trazem insegurança, discussão, perda de dividendos para todos os envolvidos”, afirmou.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here