Home Esportes Bottas quer continuar na F1 mesmo se não renovar com Mercedes

Bottas quer continuar na F1 mesmo se não renovar com Mercedes

528
0

Para evitar distrações, a Mercedes renovou a parceria com Lewis Hamilton até 2023, anúncio feito no último sábado do GP da Áustria. Valtteri Bottas, porém, terá que esperar mais para definir seu futuro com a equipe. O finlandês, cujo contrato expira no fim deste ano, é o quinto colocado no campeonato e enfrenta um jejum de 16 provas sem vencer. E diante da chance de ser substituído por George Russsell, hoje na Williams, o piloto admitiu que buscaria outras opções para permanecer na Fórmula 1.

  • Sinto que ainda tenho muitos, muitos anos pela frente. Gosto de correr, adoro correr, adoro a F1, por isso definitivamente não é o plano ir para outro esporte ou categoria nos próximos anos. Se eu não continuar com a Mercedes, é claro que procuraria outras opções – disse o finlandês.
    Bottas, que renovou seu contrato em agosto do ano passado, disputa sua quinta temporada pela Mercedes. Com a equipe, conquistou dois vice-campeonatos em 2019 e 2020, mas faz em 2021 seu começo de ano mais complicado desde que chegou ao time; até então, seu pior desempenho foi em 2018, quando terminou o ano em quinto lugar – enquanto o companheiro conquistou o pentacampeonato.

Assim como a equipe, que enfrenta uma seca de cinco corridas sem vitórias, o finlandês tem estado distante do lugar mais alto do pódio por um tempo considerável; são 16 provas sem vencer, com sua última conquista no GP da Rússia de 2020.

Bottas também tem a concorrência de George Russell, principal candidato a sua vaga na Mercedes. Hoje piloto da Williams, o britânico substituiu Hamilton no GP de Sakhir do ano passado após o heptacampeão testar positivo para Covid-19 e foi o mais rápido dos treinos livres, perdendo a chance de vencer por um pneu furado e um erro no pit stop.

Em 2021, Russell quase pontuou pela Williams, lanterna do campeonato de equipes, em três ocasiões: na primeira, no GP da Emilia-Romagna, bateu com o próprio Bottas; na etapa da Estíria, sofreu com problemas no carro, e na Áustria, neste domingo, foi ultrapassado por Fernando Alonso nas últimas voltas.
Bottas, que já está em sua nona temporada na Fórmula 1, reconhece que sua permanência na Mercedes ainda é uma incerteza. Porém, o piloto pretende esperar até o momento de discutir seu futuro com a equipe e mantém seu foco no restante do atual campeonato:

  • Quero obter a compreensão da equipe, qual é o plano, qual piloto eles querem no outro carro. Lewis está confirmado, o outro assento ainda está livre, então a equipe precisa decidir. Eu preciso ter essa discussão. Eu tenho uma boa equipe de gestão, e eles não me disseram nada ainda. Não sei se entraram em contato com alguém, porque sabem o quanto é importante focar no momento atual. Mas isso não é algo em que preciso pensar agora.

Bottas ocupa a quinta colocação do campeonato com 92 pontos, três posições atrás de Hamilton, vice-líder. À frente do finlandês, Lando Norris, da McLaren, aparece com 101 pontos. No Mundial de equipes, a RBR é líder com 286 pontos, 44 de vantagem sobre a Mercedes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here