Líder da primeira até a última volta do GP da Estíria neste domingo, Max Verstappen precisou apenas administrar a vantagem sobre Lewis Hamilton para garantir sua quarta vitória no campeonato. Embora feliz pelo resultado, o holandês da RBR revelou que, em um fim de semana “perfeito” para sua equipe, não esperava tamanha disparidade com a Mercedes – que ainda conseguiu colocar Valtteri Bottas no pódio aproveitando um pit stop lento de Sergio Pérez.
- Não esperava que fosse assim, para ser sincero. Lidamos muito bem com os nossos pneus nesta corrida. Nunca é fácil, mas o desgaste dos pneus foi muito bom, melhor do que na Mercedes. Normalmente eles são melhores na corrida – disse Verstappen.
Largando da segunda colocação, Lewis Hamilton se aproximou de Verstappen no início da prova, mas não conseguiu se aproximar do rival que, de cara, abriu uma vantagem de quase 1s5 sobre ele – diferença que só aumentou ao longo da corrida.
O holandês da RBR parou apenas uma vez, na 29ª volta, trocando os pneus médios da largada pelo conjunto mais duro com o qual seguiu sem interferências até o 71º giro de uma corrida em que, para ele, tudo deu certo:
- Foi muito positivo. Estou muito feliz. Não tivemos tantos problemas, tínhamos uma boa estratégia e usamos os pneus certos. As sensações com o carro eram ótimas. A primeira parada foi apenas para proteger os pneus, o nosso ritmo foi mesmo bom. Nas corridas anteriores não foi assim, mas trabalhamos muito para melhorar. Foi muito divertido.
Cautela
Apesar da vitória correndo em “casa”, já que o Circuito de Spielberg é de propriedade da RBR, Verstappen foi cuidadoso ao responder se a vantagem da equipe se manteria no próximo fim de semana, quando a pista sediará o GP da Áustria: - Parece bom sim, mas veremos o que pode ser feito ainda melhor. Estou ansioso por isso. Temos que continuar fazendo o que temos feito e trabalhar duro. Claro que não vai ser completamente igual, porque as pessoas vão aprender com o que não fizeram bem neste fim de semana. Realmente espero que seja mais acirrado, porque quando fazemos uma rodada dupla, automaticamente, todos estão mais perto.
Verstappen e Valtteri Bottas são os maiores vencedores do GP da Áustria no grid atual, somando dois triunfos cada – o piloto da RBR em 2018 e 2019, e o finlandês em 2017 e 2020.