O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que vai se encontrar com Jair Bolsonaro no seu resort de Mar-a-Lago, na Flórida.
“Sim, eu vou jantar com ele em Mar-a-Lago. Ele quis marcar um jantar, na Flórida se possível, o presidente do Brasil”, respondeu Trump a um repórter durante uma coletiva, após a assinatura de um documento que aumenta as verbas para combater o coronavírus.
O encontro deve ocorrer no sábado (7). Interlocutores do Planalto já haviam antecipado essa possibilidade, mas fontes em Washington confirmaram o encontro.
Há a expectativa de que Trump e Bolsonaro assinem acordos na área militar — inclusive, o presidente brasileiro visitará a sede do Comando Militar do Sul dos EUA na viagem (veja mais adiante a agenda do presidente na Flórida).
A Casa Branca deve anunciar oficialmente o encontro nesta sexta-feira. Será o primeiro jantar com os dois presidentes — eles se encontraram em março no ano passado, em Washington, e depois em junho, no Japão, no encontro do G-20, mas não jantaram juntos. Também houve um breve encontro entre os dois durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em setembro.
Viagem de Bolsonaro
O presidente Bolsonaro viaja na manhã deste sábado para uma agenda de quatro dias na Flórida. O encontro com Trump deve ocorrer ainda no primeiro dia de viagem, e no dia seguinte o brasileiro deve visitar o Comando Militar do Sul.
Na segunda-feira, Bolsonaro participará do Seminário Empresarial Brasil-Estados Unidos e deve se encontrar com a comunidade brasileira na Flórida em um auditório de Miami. No dia seguinte, ele participa da Conferência Internacional Brasil-Estados Unidos e visita a fábrica da Embraer antes de retornar ao Brasil.