Home Destaques Partículas expelidas por vulcão deixam céu do Rio e São Paulo ...

Partículas expelidas por vulcão deixam céu do Rio e São Paulo rosados

5816
0

Alguns curiosos observaram um colorido diferente no céu em diferentes pontos da Grande São Paulo na última quarta-feira (26). Nas imagens abaixo, é possível conferir os tons rosados, próximos ao púrpura.

O fenômeno foi provocado pelas partículas expelidas pelo vulcão de Tonga, que entrou em erupção no último dia 25. Essa pluma vulcânica está “viajando” pelo planeta – passando por países da África, Austrália e chegou em São Paulo, mais de 13 mil quilômetros depois.

As partículas do vulcão – que foram expelidas a uma distância de 31 quilômetros na atmosfera – quando iluminadas pelo sol, acabam “tingindo” o céu, sobretudo nos horários do amanhecer e do entardecer, quando ele está mais baixo.

De acordo com o Climatempo, há possibilidade de o colorido no céu ser observado por mais algumas semanas, se as nuvens permitirem.
Devastação em Tonga

A erupção foi devastadora para Tonga. A sua força superou a de uma bomba atômica e detonou um tsunami de grandes proporções. Pelo menos três pessoas morreram.

Ondas gigantescas, de até 15 metros, atingiram o arquipélago, invadindo casas na capital Nuku’alofa e destruindo povoados inteiros. Um cabo óptico também foi rompido, cortando as comunicações do país.

A erupção aconteceu dentro do mar, em uma caldeira submarina de 5 quilômetros de largura. Foi tudo tão rápido que não deu tempo de o vapor esfriar a lava.

O magma quente entrou em contato direto com a água fria, criando explosões de velocidade supersônica, gerando um estrondo ouvido até no Alasca.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here