Home Destaques MPF denuncia ex-ministro Baldy e outros 10 por roubo na Lava Jato

MPF denuncia ex-ministro Baldy e outros 10 por roubo na Lava Jato

687
0

Alexandre Baldy, ex-ministro das cidades no governo de Michel Temer (MDB), e mais 10 pessoas foram denunciadas pela Força-Tarefa da Lava Jato do Rio por suspeita de fraudes em contratos da saúde.
A denúncia se refere ao período em que Baldy foi ministro e deputado federal. Ao ser preso, ele era secretário de Transportes Metropolitanos do governo de São Paulo, mas se afastou do cargo. Baldy foi solto no último dia 7 pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O MPF aponta o envolvimento de Baldy e do primo com organizações criminosas a partir da intermediação de pagamentos para a Organização Social Pró-Saúde. A OS geria o Hospital de Urgência da Região Sudoeste, em Goiás, entre 2010 e 2017.
Resumo:
Alexandre Baldy, que foi deputado federal por Goiás e ministro das Cidades no governo do ex-presidente Michel Temer, é apontado por atos suspeitos antes de assumir a pasta no governo de São Paulo.
Segundo a investigação, Baldy usou da influência dos dois cargos para intermediar contratos, sobre os quais ganharia um percentual.
Baldy ainda teria oferecido vantagem a um colaborador para não entregar o esquema.
Portador delatou o esquema
As investigações contaram com a delação premiada de uma pessoa ligada à Pró-Saúde. A entidade, na ocasião, administrava o Hurso, em Goiás, e teria valores a receber — não se sabe de quem. A TV Globo apurou que Baldy teria recebido propina da Pró-Saúde para ajudar na liberação desse montante.
A propina, paga em espécie, teria saído do caixa 2 da entidade, que tinha à época como principal fonte os contratos do RJ
A pessoa que levou o dinheiro firmou acordo de delação e entregou os registros dos encontros. Os pagamentos estão registrados em planilha entregue por outro colaborador.
O que diz Baldy
Em nota, a defesa do ex-ministro informou:
“Alexandre Baldy é empresário e industrial, tem sua vida pautada pelo trabalho, correção e retidão, seja no setor privado ou público. Sempre esteve e segue à disposição para esclarecer quaisquer questões sobre a sua vida ou as funções públicas que exerceu”.
“Todos o seu patrimônio é declarado, inclusive os mencionados nas peças apresentadas na medida cautelar. Todas as providências na defesa para que a inocência de Alexandre Baldy seja comprovada estão sendo tomadas”
Foram denunciados também:
Rodrigo Sérgio Dias
Rafael Bastos Lousa Vieira
Carlos Augusto Brandão
Izídio Ferreira dos Santos Júnior
Guilherme Franco Netto
Ricardo Brasil Correa
Manoel Vicente Brasil Correa
Edson Crível Giorno
Carlos Alberto Filippeli Giraldes
Paulo Roberto Segatelli Camara

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here