Home Destaques Mourão diz que guerra na Ucrânia, traz mais ‘consequências positivas’ do que...

Mourão diz que guerra na Ucrânia, traz mais ‘consequências positivas’ do que negativas

473
0

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que, até o momento, as “consequências positivas” da guerra na Ucrânia “estão sendo maiores” do que as negativas para a economia brasileira.

Mourão foi questionado em uma entrevista para a Gazeta Grupo de Comunicações (RS) sobre os reflexos para o Brasil da invasão russa à Ucrânia, deflagrada em 24 de fevereiro.

O vice, general da reserva do Exército, afirmou que o conflito aumentou o preço do petróleo no mercado internacional, o que provocou nova alta dos combustíveis no Brasil e pressionou ainda mais a inflação. Por outro lado, produtos agrícolas do país se valorizaram e a cotação do dólar caiu.

“Os reflexos imediatos aqui no Brasil foram esse aumento do preço do petróleo, que, consequentemente, gera um aumento do preço dos combustíveis e isso faz aumentar a inflação que nós estamos vivendo. Mas por outro lado, nós tivemos um aumento significativo das nossas commodities, principalmente as ligadas à área agrícola, e isso traz um ingresso maior de dólares”, disse Mourão.

Em seguida, o vice-presidente acrescentou:

“Tivemos também um ingresso de dólares de investidores externos, uma vez que o mercado russo se fechou, e com isso o preço do dólar, a relação real-dólar caiu muito, praticamente voltando aos patamares do início de 2020. Ou seja, tivemos consequências negativas, mas as consequências positivas estão sendo maiores”.

Contra a invasão

Quando a Rússia começou a invasão da Ucrânia, no fim de fevereiro, Mourão disse que o Brasil não concordava com a guerra. Na ocasião, ele disse também que o Brasil respeitava a soberania do território ucraniano.

“O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que ele respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade”, afirmou Mourão na época.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here