Home Destaques Moradores de Guarulhos,relatam espera de até 2 anos para consultas e exames...

Moradores de Guarulhos,relatam espera de até 2 anos para consultas e exames na rede municipal

717
0

Moradores de Guarulhos, segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo, estão se queixando do tempo de espera para o atendimento médico na rede municipal de saúde. Alguns chegam a ficar até dois anos na fila para consultas e exames.

O conferente José Roberto, morador do município na Grande São Paulo, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) há seis anos e ficou com o lado direito do corpo parcialmente paralisado. Quando recebeu alta médica, começou um tratamento com um neurologista, mas, desde o início da pandemia, não conseguiu mais ir ao médico.

“Não tem médico, não tem jeito de passar. Eu não tenho dinheiro pra fazer nada. Então, tenho que esperar, né, não sei até quando”, disse ele.

Sueli Moreira, dona de casa e esposa de José Roberto, contou que o marido precisa de uma consulta com um clínico geral na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Soberana, próxima de onde vivem, para solicitar encaminhamento a um especialista.

“Você não consegue um médico para cuidar, um neurologista para acompanhar, para fazer os exames, ver como está. Isso é muito difícil, porque você está lidando no escuro, não sabe o que está acontecendo”, lamentou ela.

“Eu tive que aprender a lidar com a situação, ser uma enfermeira, ser uma ouvinte, ser uma psicóloga, ouvir desabafo”, completou Sueli.
O problema se repete em outras UBSs da cidade. Gelza Veríssimo, mãe do garoto Samuel, de 7 anos, tenta marcar um pediatra para o filho há cerca de dois anos, mas sem sucesso.

“Está muito difícil, meu menino passou por pediatra em 2019. Até agora, não estão marcando, só para crianças abaixo de um ano”, afirmou ela.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Guarulhos, com a pandemia, houve um represamento no agendamento das consultas nas UBSs. A pasta garantiu que as agendas vão retomar o fluxo e que casos pontuais de período mais longo de espera podem acontecer por falta de médicos.

Ainda sobre a demora no atendimento, a Prefeitura de Guarulhos comunicou que faz editais a cada três semanas para contratação emergencial dos médicos que estão em falta, mas, mesmo assim, não consegue preencher as vagas necessárias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here