Home Destaques Incêndio atinge quatro imóveis no Centro de SP

Incêndio atinge quatro imóveis no Centro de SP

395
0

Um incêndio atinge há mais de 16 horas ao menos quatro imóveis nas ruas Barão de Duprat e Cavalheiro Basílio Jafet, na região da Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo.

Segundo o coronel Melo, o incêndio começou por volta das 21h deste domingo (10), na área térrea de um prédio de dez andares, e se alastrou para outros três imóveis.

Bombeiros afirmam que o prédio de dez andares não corre risco de desabar. Mas que a Defesa Civil foi acionada e fará a avaliação de todos os imóveis afetados.

O prédio onde o fogo começou não tinha o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. O AVCB atesta que o prédio segue as normas de segurança e tem os equipamentos de proteção e combate a incêndios como alarmes, extintores, hidrantes e saídas de emergência. O documento é obrigatório.

A recomendação dos bombeiros é para que os comerciantes da região permaneçam fechados, sem previsão de liberação para abertura.

Todos os imóveis estavam vazios, incluindo a igreja.

Segundo um padre da comunidade Ortodoxa Antioquina de São Paulo, o teto desabou e mais de 50% do imóvel foi destruído.

Um sacristão relatou ao g1 todo o material que pode ter sido destruído por conta do incêndio.

“Ficamos muito tristes. Temos informações de que o fogo atingiu a igreja, mas ainda não sabemos os danos. É a primeira igreja ortodoxa fundada no Brasil, em 1904. Os arquivos dela são grandes e tem informações da religião e história do nosso povo. É um patrimônio histórico da colônia síria no Brasil”, afirmou.

Por volta das 8h, os bombeiros atuavam para conter as chamas no prédio maior, de dez andares. Nos demais imóveis, o fogo já tinha sido controlado.

A expectativa, de acordo com o coronel Melo, é a de ao menos mais 24 de trabalhos no local.

Dois bombeiros que atuavam no combate às chamas ficaram feridos. Eles sofreram queimaduras de 2º grau e foram encaminhados para o pronto-socorro do Tatuapé com mais de 15% do corpo queimado.

28 viaturas e 99 bombeiros trabalham para combater as chamas.

Eles entraram no prédio de dez andares e atuam do lado de dentro e de fora para evitar que as chamas se alastrem para outras edificações.

Moradores de um prédio residencial ao lado da edificação em chamas foram orientados a deixar os apartamentos por conta dos riscos, embora o prédio não tenha sido atingido pelo fogo.
nvestigação

Os bombeiros ainda não sabem o que teria provocado o incêndio.

Segundo Secretaria da Segurança Pública, o caso foi registrado como incêndio e furto. A polícia teve acesso à imagens filmadas por câmeras de segurança, que mostram um indivíduo saindo de um estacionamento próximo ao prédio onde o fogo começou carregando dois sacos pretos cheios de objetos.

Logo após a saída dele, foi possível observar um clarão vindo da direção das chamas. A polícia vai investigar se há relação entre esse homem e o incêndio.

O incêndio afetou a circulação de ônibus no local. A SPTrans informou que as linhas que passam pela região estão realizando desvios e que sua equipe técnica acompanha a situação.

O Mercado Municipal de São Paulo, que fica próximo ao local, está funcionando, mas o acesso a ele está comprometido, com os bloqueios e desvios no trânsito devido ao fogo nos imóveis.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here