A Prevista para entrar em vigor no GP da Hungria neste fim de semana, a diretiva técnica que visa diminuir a automação excessiva dos pit stops na Fórmula 1 e consequentemente aumentar o tempo das paradas em até 0s3 foi adiada para a etapa seguinte, no GP da Bélgica, marcado para 29 de agosto – após o intervalo de verão da categoria. Motivada por mudanças na norma, a decisão dará mais tempo de adaptação para as equipes.
A regra foi criada para evitar erros durante as trocas de pneus, como porcas soltas e rodas mal fixadas. As alterações na proposta retiram algumas das regras que englobam o tempo mínimo previsto inicialmente para cada etapa do pit stop, que eram baseados no tempo de reação humana, e incluem, por exemplo, um aviso manual para as pistolas de afixação dos pneus.
Os problemas mais recentes com os pit stops foram registrados no GP da Inglaterra, com Lando Norris, da McLaren, e Carlos Sainz, da Ferrari. Antes, no GP de Mônaco, Valtteri Bottas perdeu o segundo lugar com uma roda que ficou presa em sua parada e abandonou a etapa.
A diretiva pretende evitar uma interferência eletrônica excessiva nos pit stops, vista como uma das causa dos erros nas trocas de pneus. A medida é baseda no artigo 12.8.4 do regulamento técnico da Fórmula 1, que limita os equipamentos utilizados e o nível de automação do processo.
- Devido à situação em que nos encontramos por causa da COVID, não é tão fácil voltar às fábricas e nos prepararmos para as mudanças inicialmente previstas. Faz sentido adiá-las e usar o intervalo para dar a cada equipe mais tempo de preparação – comentou Andreas Seidl, chefe da McLaren, que viu Norris perder a chance do terceiro lugar na etapa da Inglaterra após problemas no pit stop.
Seidl acrescenta, ainda, que a proposta foi discutida para diminuir a disparidade entre as equipes em um dos momentos mais cruciais da corrida, e explica que a diretiva ainda pode ser repensada: - O principal objetivo dessa proposta foi garantir que os pit stops sejam feitos de forma segura. O segundo objetivo é também garantir que estejamos em igualdade de condições na aplicação do regulamentos, então estamos felizes com isso. A porta está aberta para novas mudanças no próximo ano.
Quem não ficou feliz com a regra foi o chefe da RBR, Christian Horner, que chegou a declarar que a mudança foi feita para atrasá-los. Hoje a equipe é detentora dos maiores recordes de pit stops, com paradas abaixo da média de 2s do restante das competidoras. - A pena por não fazer isso corretamente é sair da corrida. Esse é um elemento de tensão: um grupo de pessoas pode trocar quatro pneus em menos de 2s? Mostramos isso com os recordes mundiais que alcançamos. Mas agora estamos prejudicados – lamentou Horner.