A Alfa Romeo confirmou que Guanyu Zhou será piloto titular da equipe a partir de 2022, em notícia de certa forma já esperada pelo mundo da Fórmula 1. Assim, o grid da categoria para a próxima temporada está fechado, e o chinês fará dupla com o finlandês Valtteri Bottas, que deixa a Mercedes. Diretor executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali acredita que a chegada do primeiro chinês da história da categoria pode fazer com que a F1 tenha ainda mais apelo junto aos fãs do país.
“A notícia de que Guanyu Zhou estará na F1 na próxima temporada é fantástica para o esporte e para os milhões de fãs chineses apaixonados, que agora têm um herói para torcer durante todo o ano”, acredita Domenicali. “A pirâmide na F2 está funcionando e promovendo talentos para o vôo mais alto do automobilismo”, comemorou.
O chinês ocupa atualmente a segunda colocação na tabela da F2, atrás apenas do líder Oscar Piastri, e chega na equipe de Hinwil com um aporte financeiro poderoso para o ano que vem. “Zhou é um talento incrível, que será uma adição fantástica ao espetacular grid que temos, e ele entreterá e manterá todos os nossos fãs chineses animados em 2022”, continuou Domenicali.
Para que Zhou possa fazer sua estreia na Fórmula 1, outro piloto precisou deixar a categoria. Antonio Giovinazzi, após três anos pilotando pela Alfa Romeo, não fará mais parte do grid. Foram 59 GPs disputados pelo italiano na F1 até aqui, com um quinto lugar no GP do Brasil de 2019 como melhor resultado. Domenicali agradeceu o trabalho desempenhado pelo piloto e o desejou felicidades nos próximos desafios.
“Quero agradecer a Antonio por ser um embaixador brilhante da Fórmula 1 e da Itália”, disse. “Ele fez um ótimo trabalho e espero que possamos vê-lo de volta ao grid da Fórmula 1 no futuro. Desejo a ele tudo de bom e sei que ele irá bem em qualquer coisa que escolher fazer”, encerrou.
Apesar da movimentação para a próxima temporada, ainda restam três corridas a serem realizadas em 2021 na Fórmula 1. A próxima etapa acontece já neste final de semana, com a disputa do GP do Catar programada para acontecer entre os dias 19 e 21 de novembro.