Home Destaques Alemanha estende medidas de estímulo à economia até 2021

Alemanha estende medidas de estímulo à economia até 2021

960
0

Os partidos da coalizão que governa a Alemanha chegaram a um acordo ) para estender medidas de estímulo à economia implementadas para enfrentar a pandemia de covid-19.

Com o acordo, a Alemanha prorrogará o programa de subsídios ao trabalho de curta duração, conhecido como Kurzarbeit, até o fim de 2021. Inicialmente, o prazo para que a medida expirasse era março do próximo ano.

O programa foi uma das principais ferramentas usadas pelo governo de Angela Merkel para enfrentar a crise e evitar demissões em massa. Em julho, 5,6 milhões de trabalhadores foram beneficiados com o Kurzarbeit, ante 7 milhões em maio, segundo o Instituto Ifo.

Também foram estendidos os prazos de medidas que visam evitar novas falências. Agora, empresas que enfrentam graves problemas financeiros poderão adiar os pedidos de insolvência também até o fim de 2021.

Desde o início da crise, a Alemanha aprovou uma série de pacotes para minimizar os impactos da covid-19.

O plano inicial de mais de 750 bilhões de euros apresentado em março foi reforçado em junho com um novo pacote de mais 130 bilhões de euros, que incluía resgates financeiros à indústria, corte de impostos, repasses adicionais às cidades que tiveram um grande número de desempregados e um reforço em um benefício pago às famílias alemãs.

A economia alemã contraiu um recorde de 9,7% no segundo trimestre sobre os três meses anteriores. As perdas econômicas foram muito mais fortes do que durante a crise financeira há mais de uma década, e representam a queda mais forte desde que a Alemanha iniciou os cálculos do PIB trimestral em 1970.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here