Com a intenção de criar mais emoção durante todo o fim de semana de GP, a F1 criou um novo formato de evento que será testado pela primeira vez na próxima etapa, na Inglaterra. Neste esquema experimental, a categoria introduziu entre a classificação e a prova de domingo, uma corrida classificatória no sábado, que servirá para formar o grid da corrida principal, além de agraciar com pontos os três primeiros (saiba mais). Mas para o atual campeão Lewis Hamilton, ainda que seja preciso esperar para ver, o novo formato não deve empolgar.
- Provavelmente vai ser um trenzinho. Tomara que tenhamos ultrapassagens, mas o mais provável é que não seja tão emocionante. Mas ainda não tenho uma opinião formada, pois temos de esperar para ver. Não faz sentido julgar antes mesmo de termos testado – diz Hamilton.
O novo formato deverá ser testado em mais duas provas além de Silverstone, com grandes chances de a segunda edição ser realizada em Monza, na Itália. E a F1 sempre deixou bem claro o caráter experimental das corridas classificatórias. E é por isso que Pierre Gasly diz estar indo para o fim de semana do GP da Inglaterra de cabeça aberta. - Acho que é justo esperar pelos três fins de semana e, se houver pontos positivos e as pessoas gostarem, por que não manter no futuro? Mas acho que temos que avaliar após esses três fins de semana. O que traz? Tornou tudo mais emocionante? Porque esse é o motivo por trás de tudo. Se for emocionante, por que não manter? Mas se não for, aí é importante manter o formato que temos, que eu acho bom. Eu gosto da classificação aos sábados e de apenas uma corrida aos domingos – afirma o francês.
Mudança mais radical no formato das etapas nos últimos anos, as provas classificatórias vão provocar uma reformulação em todo o fim de semana: a sexta-feira passará a contar com apenas um treino livre e a classificação com três segmentos para a corrida do sábado – antecipada por um segundo treino livre.
Os resultados da corrida classificatória, encurtada em um trajeto de 100 km com cerca de 30 minutos, vão definir as posições de largada para a prova principal, mantida no domingo. Não haverá cerimônia de pódio, mas o vencedor da prova do sábado receberá um troféu e três pontos extras; valendo dois para o segundo colocado e um para o terceiro.
Embora drástica, a mudança deve ser pontual, para manter a exclusividade da corrida do domingo. O objetivo da proposta é tornar todo o fim de semana atrativo para o público. O vencedor da prova classificatória será computado nas estatísticas das pole positions.