Uma fonte do Ministério da Fazenda disse que o governo federal vai propor déficit zero para as contas em 2025 no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano). Na LDO anterior, o projetado era de superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), declarou que o governo tentava fixar uma “meta factível” para as contas públicas no ano que vem. Segundo fonte do governo, a proposta será a seguinte:
- 2025:0
- 2026:+0,25%
- 2027: +0,5%
- 2028:+1%
- Apesar da mudança, a avaliação é de que o objetivo segue o mesmo: de equilibrar as despesas para estabilizar a dívida.
- A avaliação da equipe da Fazenda é de que a adaptação foi necessária porque, no ano que vem, não haverá incremento de receita como neste ano. Alé disso, os desafios no Congresso são enormes e não será possível aprovar novas medidas de arrecadação no segundo semestre.
- Em conversa com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou que não haverá pauta-bomba e que a crise política não afetará a reforma tributária ou a pauta econômica, mas fez uma alerta: nas outras pautas de interesse, o governo terá que conseguir votos por conta própria.