Home Destaques Covas tem desafio de montar secretariado diverso

Covas tem desafio de montar secretariado diverso

679
0

Com uma campanha marcada pela presença quase que exclusiva de homens e brancos – nas ruas e no palanque -, Bruno Covas (PSDB), prefeito de São Paulo reeleito neste domingo (29), tem o desafio de mostrar ser capaz de montar uma equipe mais diversa e representativa, nomeando secretários negros e mais mulheres para comandar as principais pastas.
A ex-senadora Marta Suplicy (Solidariedade) foi uma das raras mulheres a figurar ao lado de Covas durante a campanha.
Aos 75 anos, Marta participou de algumas agendas em um carro adaptado, com placas de acrílico, para evitar que ela tivesse contato direto com o público por conta da pandemia de coronavírus.
Das 26 secretarias, nenhuma é comandada por negros e apenas sete são atualmente chefiadas por mulheres, sendo que a responsável pela secretaria municipal de Justiça também comanda a Procuradoria Geral do Município.
A presença de mulheres no gestão de Covas foi ampliada no último ano da gestão.
A nomeação de negros para o alto escalão do governo foi uma das promessas de campanha do candidato.
Secretarias comandadas por mulheres:
Assistência e desenvolvimento social
Justiça
Direitos humanos e cidadania
Gestão
Mobilidade e Transportes
Desenvolvimento econômico e trabalho
Relações sociais
O próximo mandato também terá embates no legislativo municipal. O PSOL, partido de Guilherme Boulos, adversário de Covas no segundo turno, triplicou o número de vereadores eleitos este ano e se tornou a terceira maior bancada da Câmara Municipal de São Paulo, com 8 vereadores.

O PSDB, partido do prefeito, perdeu três cadeiras: termina a atual legislatura com 11 e irá para a próxima com oito.
No próximo ano, caberá ao prefeito e vereadores revisarem o Plano Diretor, em vigor desde 2014. A lei é responsável pelas diretrizes de desenvolvimento urbano da cidade e abrange temas como mobilidade, sustentabilidade e o uso e ocupação do solo.
Covas também enfrentará inúmeros problemas nas áreas de educação, saúde e geração de emprego, as mais impactadas pela pandemia de coronavírus na cidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here