O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um modelo de investimento de renda fixa em que o investidor empresta dinheiro ao banco ou instituição financeira para que o mesmo realize suas atividades.
Esse tipo de investimento possibilita que o investidor tenha um rendimento fixo, definido no momento em que o dinheiro é alocado (veja mais abaixo os tipos de remuneração).
Como investir?
Como esse é um tipo de investimento bancário, é provável que a instituição onde você já tem conta tenha opções de investimento em CDBs. Porém, é importante analisar as ofertas de rentabilidade de CDBs em outras instituições e ver qual é a mais vantajosa para os seus objetivos.
Também é possível investir por meio de uma corretora, que terá outras opções à disposição. Em seguida, escolha o modelo de título irá investir.
Remuneração de CDB:
Investir em CDB, assim como em alguns modelos de investimentos de renda fixa possui uma variedade na forma de remuneração, ou seja, a forma que terá lucro.
Pré-fixada: É quando a remuneração é baseada em uma taxa de juros fixa. O que significa que não irá mudar, permitindo ao investidor saber quanto irá receber antes de investir.
Pós-fixado: É atrelado a um índice econômico, como Selic, CDI ou IPCA. Com isso, o rendimento oscila até a data do vencimento.
Híbrido: Remunera a uma taxa de juros fixa mais um índice econômico.