O estado de São Paulo atingiu 70,96% da população totalmente imunizada contra a Covid-19 . Isso representa 32,8 milhões de pessoas que tomaram as duas doses da vacina ou o imunizante de dose única. Considerando a população acima de 18 anos, esta taxa sobe para 90,11%.
São Paulo é o primeiro estado do país a atingir este índice. O segundo com a melhor cobertura é o Mato Grosso do Sul, com 65,29% da população imunizada contra a Covid. Em seguida, está o Rio Grande do Sul, com 62,43%.
A vacinação começou no estado – e no Brasil – no dia 17 de janeiro, mas demorou para engrenar.
No Brasil, este índice é de 56,52% da população – mais de 120 milhões de brasileiros estão totalmente imunizados ao tomar a segunda dose ou a dose única de imunizantes contra a Covid.
Os que tomaram a primeira dose de alguma vacina contra a Covid e estão parcialmente imunizados no país são 156.060.719 pessoas, o que representa 73,16% da população.
Primeiro dia sem registro de mortes
Na última segunda-feira (8), pela primeira vez o estado de São Paulo não registrou nenhuma morte por Covid-19. Os novos registros não significam, necessariamente, que não ocorreram mortes nesta data, mas que nenhuma foi computada em sistema neste período.
Habitualmente, as notificações são menores às segundas-feiras, finais de semana e feriados, por conta do atraso na contabilização, já que muitos municípios não fazem registros no sistema aos domingos. Apesar disso, esta é a primeira vez que o estado não registrou nenhuma morte, desconsiderando apenas os dias em que houve falha no sistema oficial.