O governo do estado de São Paulo decidiu interromper, a partir deste sábado (7), o funcionamento de 30 unidades do Bom Prato aos finais de semana. A maioria dos endereços fica na Grande São Paulo.
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social alegou que a medida foi tomada porque estaria sobrando comida nas unidades.
“Muitos restaurantes tinham excedentes de refeições. Alguns até grande excedente, permitindo, assim, que as famílias acabassem levando um pouco mais de refeições. Iam atendendo, claro, com generosidade essa famílias, mas já tínhamos excedente, especialmente aos domingos”, afirmou Célia Parnes, secretária de Desenvolvimento Social.
“Eu concordaria, por exemplo, se tirassem o domingo, porque já tem de segunda a sábado. Se tirar o sábado e domingo, o povo vai comer onde? Ajuda muita gente aqui, eu já frequento há muitos anos”, contou Sebastião Oliveira, de 81 anos.
Atualmente, o estado possui 59 unidades do Bom Prato, 22 só na capital. De acordo com a pasta, são servidas 97 mil refeições por dia nas unidades do Bom Prato.
“Vou ter que fazer que nem as pessoas fazem aí, né? Procurar alimento em outros cantos, nas praças, com aqueles que entregam alimentos nas ruas, as instituições de caridade. Há muitas pessoas dependentes disso”, pontuou Vanderlei Pereira, que está desempregado.
Unidades que não funcionarão aos finais de semana
Araçatuba;
Barretos;
Botucatu;
Cidade Ademar;
Cubatão;
Grajaú;
Guarujá;
Guarulhos;
Heliópolis;
Itaim;
Itapevi;
Itaquaquecetuba;
Jandira;
Jundiaí;
Limão;
Limeira;
Mogi das Cruzes;
Osasco;
Paraisópolis;
Perus;
Santo André;
Santos;
Santos (Zona Noroeste);
Santos (Morro);
São Carlos;
São José do Rio Preto;
São Miguel Paulista;
São Vicente;
Sorocaba;
Taboão da Serra e
Tucuruvi.