A China retirou a suspensão de 1 frigorífico de carne bovina do Brasil, de acordo com o Ministério da Agricultura . Com isso, passam a ser 5 unidades brasileiras com exportações bloqueadas pelos chineses em função de casos de Covid-19 entre funcionários.
Segundo o governo do Brasil, a unidade da Agra, de Rondonópolis, Mato Grosso, foi liberada após apresentação de documentos técnicos e as ações adotadas e apresentadas pela empresa. A unidade estava embargada desde o dia 23 de junho.
“A General Administration of Customs People’s Republic of China (GACC) fez análise e retirou a suspensão temporária imposta ao Agra”, disse o Ministério da Agricultura, em nota.
Os chineses não explicam oficialmente o motivo da suspensão de frigoríficos, mas o ministério afirma que existe uma preocupação do país em relação ao coronavírus e as notícias de casos da doença entre funcionários do setor deixaram a China apreensiva.
Unidades suspensas
O governo brasileiro não informa quais unidades foram suspensas. Com a decisão desta segunda-feira, são 5 frigoríficos que continuam embargados. São eles:
JBS, de Passo Fundo (RS) – carne de frango;
JBS, de Três Passos (RS) – carne suína;
Minuano, de Lajeado (RS) – carne de frango;
BRF, de Lajeado (RS) – carne suína;
Marfrig, de Várzea Grande (MT) – carne bovina.