Daniel Ricciardo surpreendeu em 2018 ao anunciar que deixaria a RBR ao final daquela temporada para uma empreitada na Renault. E apesar de a parceria ter durado apenas dois anos, pois o australiano já assinou com a McLaren para 2021, o chefe da equipe, Cyril Abiteboul, diz que o piloto foi essencial para a equipe evoluir ao ponto de conquistar o primeiro pódio (no GP de Eifel) desde a volta da escuderia à F1.
- O time não estaria onde está agora sem o Daniel, apesar do (e talvez graças ao) primeiro ano que tivemos juntos em 2019, que foi um ano muito doloroso. Mas nos fez correr atrás, a começar por mim, de medidas para evoluir o time. E isso fez com que nos encontrássemos em uma posição bem melhor para este e para o próximo ano. É o tipo de coisa que Daniel é capaz de fazer. É uma característica dele – exalta Abiteboul.
Segundo o dirigente, o pódio serviu também para calar os especialistas que criticavam a parceria formada por Renault e Ricciardo. Para Cyril, ainda que o casamento entre o time e Daniel tenha durado pouco, na época fazia total sentido aproveitar a oportunidade de contratar um piloto do calibre de Ricciardo, infeliz na RBR e disponível no mercado. - É igualmente importante (o pódio) para a equipe, para o Daniel e para mim também. Fomos questionados sobre a decisão dele contratá-lo, mas ele e também sobre a decisão de se juntar ao time. Então é realmente uma resposta dupla. Acho que foi muito importante para todos poder dar uma respostas aos comentaristas e mostrar porque fazia sentido na época (a contratação do australiano). Sim, o ano passado foi ruim e dá para dizer que a contratação foi feita um ano mais cedo do que deveria, mas não há muitas oportunidades de ter um piloto como Daniel disponível no mercado. Então eu ainda tenho a crença de que foi a coisa certa na época – diz.
Com a ajuda de Ricciardo e de Esteban Ocon, a Renault se vê agora numa briga boa pelo terceiro lugar no Mundial de Cosntrutores. O time ocupa atualmente a quinta posição, com 114 pontos, atrás de Racing Point, no quarto lugar, com 116 pontos e de McLaren, na terceira posição, com 120. Bem mais à frente aparecem RBR em segundo, com 211 pontos, e a Mercedes, no topo, com 391.